Depois da novela “A Força do Querer” da globo que abordava a transformação e a descoberta de um transgênero vi diversos comentários, algumas pessoas se identificando com a personagem, gente apoiando, gente aprendendo, outras não acreditando, mas o mais comum: Não entendendo nada.
Esse post não é de apoio, e sim pra que as pessoas tentem entender um pouco as diferenças e o que significa cada uma delas!
TRANSGÊNERO: Transtorno de Identidade de Gênero ou Transito entre os Gêneros (homem – mulher) é quando uma pessoa não se vê nem se associa ao modo que as outras pessoas vêem, não aceitam como deveriam ser por sua biologia.
Isso é mais facil de identificar, porque as pessoas que sofrem com isso se reconhecem de uma maneira que o corpo não permite desde criança. Segundo uma publicação da psicologa Kamila Moura, essas pessoas tem as seguintes atitudes:
- Elas afirmam que são de outro gênero, ao invés de dizerem que gostariam de ser de outro gênero;
- É muito comum que os Transgêneros queiram usar roupas de acordo com o gênero com as quais se identificam;
- Quando se pergunta para essas crianças como elas se enxergam quando crescerem, a resposta vem num gênero diferente daquele com que nasceram;
- Transgêneros podem se tornar tristes ou antissociais, devido à represália social constante ao seu comportamento “diferente”, quando crianças têm receio de brincar com outras crianças, ou podem ter a sensação que elas são uma vergonha para seus pais, mas ao ganharem a liberdade de usar as roupas e o cabelo adequado a seu gênero verdadeiro, esses sintomas desaparecem.
Vale ressaltar que o gênero e a orientação sexual são coisas diferentes! A pessoa pode se identificar com a sua sexualidade e não com o seu corpo, logo ser transgênero não significa ser homossexual. Se veste, se porta como pessoa de outro sexo, mas não necessariamente faz cirurgia.
TRANSEXUAL: Uma pessoa transexual é aquela que tem o desejo de ser do sexo oposto ou seja, a identidade de gênero não corresponde ao sexo biológico e necessita da mudança de sexo através de cirurgia e hormônios.
É um homem com orgão sexual masculino que se sente uma mulher.
É uma mulher com orgão sexual feminino mas que se sente como um homem.
Essas pessoas querem ser reconhecidas pelo sexo que se sentem, e não pelo sexo biológico.
Logo se o homem se sente uma mulher, ele quer se relacionar com homens.
Se uma mulher se sente um homem, quer se relacionar com mulheres.
O que provoca na maioria dos casos a mudança de sexo, fazendo uma redesignação sexual e troca de nome.
Costuma ser aparente na fase da puberdade quando se descobre sua orientação sexual.
TRAVESTI: Travesti são pessoas que formam uma identidade feminina mas não tem problema com o seu orgão sexual. Podem ser travesti por parte do dia, ou sempre. Podem fazer cirurgia pra ficar mais feminina ou não, porém o orgão continua o de origem biológica.
*Marco Luque humorista montado de Drag Queen
DRAG QUEEN já é UM PERSONAGEM ARTISTICO, pode ser atuado por pessoas de qualquer orientação sexual e/ou gênero. É montada com tudo que há de feminino (vestimenta, maquiagem, cabelo, salto).
teste