Dicas

Mitos e verdades do sexo – Parte 2

Escrito por LoveCenter
Compartilhar

Tomar anticoncepcional diminui o desejo sexual – Verdade: Não é usual, mas “em alguns casos, sim. Fica na dependência do tipo de anticoncepcional e da individualidade”, disse Lopes. “Depende da composição da pílula, algumas podem conter doses hormonais que inibem o desejo sexual”.

Compartilhar
Compartilhar

Tomar anticoncepcional diminui o desejo sexual – Verdade: Não é usual, mas “em alguns casos, sim. Fica na dependência do tipo de anticoncepcional e da individualidade”. “Depende da composição da pílula, algumas podem conter doses hormonais que inibem o desejo sexual”, afirmou Carmita. Os medicamentos mais modernos, no entanto, têm doses muito pequenas de hormônio e interferem pouco na libido, de acordo com Cividanes. Apesar disso, a presidente da Comissão Nacional Especializada em Sexologia da Febrasgo, Sylvia Maria da Cunha Cavalcanti, disse que: “existem estudos que apontam evidências que em algumas usuárias de anticoncepcional oral de baixa dosagem este efeito pode ser observado”.

Sexo na gravidez machuca o bebê – Mito: “O bebê fica dentro de uma bolsa amniótica que o protege além do colo do útero”, disse Lopes. Segundo Cividanes, não há como machucar a criança durante o sexo a não ser com um trauma abdominal. “O homem não vai ficar com o peso sobre a mulher, é ideal tentar posições que não tenha muito contato com o abdômen dela”, alertou. Porém, após o oitavo mês de gravidez, o desconforto da mulher é muito grande e é preciso tomar cuidado com movimentos muito bruscos e tombos para não precipitar o trabalho de parto, segundo Carmita. “Em gravidez de risco, é preciso consultar o médico”, lembrou.

08

É possível quebrar o pênis durante a relação – Verdade: O caso mais recente é o do lutador de MMA, Ray Elbe, que fraturou o pênis durante relação sexual com a parceira. “Existe uma posição particular responsável por 90% dos casos: o homem deitado e a mulher por cima dele virada na direção dos pés do homem”, disse o urologista membro da Sociedade Brasileira de Urologia, Adalberto Andriolo Jr. O pênis é formado por duas estruturas cavernosas, envolvidas por uma membrana elástica chamada albugínea, que se dilata de sangue durante a ereção. “Quando ocorre o rompimento dessas paredes, o sangue vaza para dentro do pênis, que fica com um tom arroxeado”, afirmou Cividanes.

Sexo oral pode causar câncer bucal – Verdade: Apesar de muito raro, pode acontecer, de acordo com especialistas. Uma das possibilidades é a contaminação por HPV e o posterior desenvolvimento de câncer, disse Lopes. “O que ocorre é a transmissão via oral de vírus e alguns são cancerígenos. Precisa haver uma ferida, nem que seja microscópica na boca. No caso do sexo oral do homem na mulher, é muito mais língua e precisa ter alguma fissura também para a contaminação”, explicou Cividanes. “É mais rara a transmissão pela mucosa da bochecha, por exemplo”, concluiu Carmita.

Fazer xixi depois da relação evita infecção urinária – Verdade: “Evitar ficar muito tempo com a urina retida é uma forma de diminuir a possibilidade de ter uma Infecção do Trato Urinário”, destacou Sylvia. “É muito importante que se faça esta limpeza mecânica da uretra, tanto para mulher como para o homem após o sexo”, aconselhou Cividanes. Durante a relação sexual, pode acontecer o acúmulo de germes na entrada da uretra que, se não forem eliminados, entrarão no canal e causarão infecção. Urinar e depois lavar a região é uma forma de prevenção, explicou. “Tenha sempre relação sexual com um pouco de urina na bexiga e vá ao banheiro logo depois. Ter relação sexual e dormir em seguida, sem fazer a higienização, potencializa os riscos de contaminação”, avisou o urologista.

12-2

Compartilhar

Sobre o autor

LoveCenter

Loja de acessórios adultos, 22 anos de mercado. Visite nossa webstore (www.lovecenter.com.br) ou uma de nossas unidades -
LOJA 1 Av. Presidente Tancredo Neves, 900 Ipiranga - São Paulo - SP CEP: 04287-010 Fone: (11) 2063-9299
LOJA 2 Av. dos Bandeirantes, 4969 Vila Olimpia - São Paulo - SP CEP: 04071-0111 Fone: (11) 2619-0807

Comente

Receba as Novidades

Compre pelo Celular